A Holanda deve abater mais 300 mil frangos em granjas do sul do país após a detecção de uma cepa altamente infecciosa de Influenza Aviária, segundo informações do governo local, divulgadas no dia 20/10. Cerca de 30 focos da forma altamente letal da enfermidade foram relatados na Holanda desde o início de setembro, após dezenas de casos mais cedo no ano.
Quase 6 milhões de aves já foram abatidas na Holanda desde que a nova variante da Influenza Aviária foi detectada pela primeira vez em 26 de outubro do ano passado, segundo a autoridade de segurança alimentar holandesa. A França também viu um ressurgimento de casos nas últimas semanas, depois de experimentar sua pior onda de gripe aviária no início deste ano.
Influenza Aviária
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, acarretando em barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo e em enorme prejuízo econômico para a avicultura comercial.
Até o momento, apenas os vírus com as hemaglutininas identificadas como H5 e H7 têm sido altamente patogênicos a galinhas e a algumas outras espécies de aves domésticas e aquáticas.