As cotações dos ovos seguem estáveis neste início de abril, segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Esalq/USP). O movimento se mantém, apesar do pagamento dos salários e da demanda aquecida por conta da Páscoa no último domingo (9/4).
Segundo colaboradores consultados pelo Cepea, vendedores elevaram o volume de ovos disponível no mercado, prevendo um aumento da demanda durante a Semana Santa, o que resultou em estabilidade dos preços e em equilíbrio entre a oferta e procura.
Carne de Frango
A maior demanda por carne de frango registrada nas duas primeiras semanas de março, somada às exportações em alta, sustentaram o preço médio mensal da proteína no mercado interno no último mês. De acordo com dados do Cepea, o preço do frango inteiro congelado comercializado no atacado da Grande São Paulo teve média de R$ 6,75/kg em março, o que representa uma alta de 1,5% frente ao verificado em fevereiro.
Quanto às exportações, conforme relatório da Secex, a média diária de embarques de carne de frango in natura foi de 21,1 mil toneladas em março, representando 7,2% de alta comparado a fevereiro, 20% maior que a de março do ano passado e um recorde, considerando-se toda a série histórica da Secex, iniciada em 1997.
O Cepea é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq). Suas atividades consistem no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, na realização de trabalhos inéditos com teor econômico-administrativo e na divulgação ampla dos resultados que obtêm. Ao envolver dezenas de alunos de graduação e pós-graduação, desempenha também o papel de contribuir para a formação desses profissionais.
Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)