Os preços médios dos ovos finalizaram o mês de março em alta, segundo levantamento (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Segundo pesquisadores do Centro, a sustentação dos valores vem da demanda mais firme durante o período de Quaresma, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à preparação para a Páscoa reduzindo o consumo de algumas proteínas animais.
Do lado produtor, segundo o levantamento, não há relatos de sobras e a concessão de descontos não tem sido necessária para garantir a liquidez do produto. Na região produtora de Bastos (SP), maior polo do estado paulista, o preço médio da caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra fechou a R$ 176,11 em março (até o dia 30), o que representou uma alta de 6,5% em relação ao do mês anterior.
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq). Suas atividades consistem no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, na realização de trabalhos inéditos com teor econômico-administrativo e na divulgação ampla dos resultados que obtêm. Ao envolver dezenas de alunos de graduação e pós-graduação, desempenha também o papel de contribuir para a formação desses profissionais.